Acerca de Mim



  “ À procura de quem Sou descobri que quero Ser”


Breves notas sobre um percurso

Desde cedo senti um apelo para fazer “coisas artísticas” (dançar, cantar, escrever, pintar, desenhar) mas como não era aparentemente dotada não me permitia ir muito longe na criação. A partir de uma certa altura da minha vida comecei a sentir que tinha que existir um propósito maior para a Vida.
Licenciei-me em Matemática Aplicada e trabalhei durante alguns anos em Marketing Directo. Tinha definido interiormente que teria uma carreira e trabalharia num contexto empresarial. Não conseguia sequer pensar ou imaginar outra hipótese.

Em paralelo participava em cursos e workshops de teatro, dança movimento e meditação. Fazia Tai Chi e voluntariado no IPO. E a pouco e pouco foi despertando em mim o desejo de trabalhar na relação humana. O contacto e a vivência de experiências tão diferentes fez-me tomar consciência e descobrir que eu, a vida, os outros, tudo... eram muito mais do que aquilo que pensava ou tinha internamente definido.

Deixei de trabalhar com sistemas de informação e comecei a dar explicações de Matemática. Percebi neste percurso que havia muito a descobrir sobre mim e sobre o que realmente fazia sentido na minha vida. Tomei consciência que existe um mundo interior por descobrir e que muito influencia o nosso mundo exterior. E a partir daí, comecei a despertar conscientemente para algo Maior do que eu, para o Divino, para o Sagrado e para este Divino dentro de mim.

Comecei a nesta fase a participar e a organizar Círculos de Mulheres. Onde pela primeira vez toquei e senti a Magia de Ser, sem estar minimamente à espera dela. A partir daí foi uma revelação e um reencontro.

Descobri o Trance Dance e experienciei o poder da dança e do movimento e também aqui me surpreendi pela expansão de consciência que me proporcionava e como me permitia tocar esse novo espaço de Ser. Mais tarde, fiz a formação de facilitadores de Trance Dance.

A Arte- Terapia foi outra descoberta. Aqui o Espaço e Tempo de Ser era aberto através da criação livre, sem regras, sem necessidade de conhecimentos de técnicas artísticas,
Frequentei nesta fase a formação introdução à Arte-Terapia – Aplicações Pedagógicas e Institucionais entre outras formações relacionados com arte, teatro, dança e meditação em Portugal, Espanha e na Alemanha.

Desde então tenho acompanhado, participado e apoiado o projecto CACO um projecto de partilha que promove o bem-estar e o auto-conhecimento através de sessões de dança criativa-meditativa, massagem, consciência corporal, meditação – oração, caminhadas e passeios, retiros, convívios, ateliers de expressão criativa, etc.

Esta realidade de poder criar e dançar livremente sem imposições estéticas, sem medo de não ser perfeita, sem regras, sem padrões, sem certo nem errado, foi extremamente libertadora e reveladora.
Abriu-me para um mundo de novas possibilidades, experiências e muitas descobertas e principalmente abriu espaço para me permitir Ser e começar a deixar que esse Ser que eu sou se revele e me guie em direcção ao meu Propósito e a algo Maior do que eu.

E surgiu uma nova fase na minha vida: fui mãe! Passei a ser também, entre muitas outras coisas mãe! E fiquei muito mais rica e grata por esta benção!

Despertei nesta altura para o contar de histórias e mais uma vez me surpreendi, descobri que adoro contar histórias... Sempre me fascinou viajar a ouvir contar historias, mas nunca imaginei contá-las e sem perceber bem como, dei comigo a querer e a fazer formação para contadores de histórias e a descobrir que é muito natural e prazeroso para mim contar histórias.

Novos mundos se foram abrindo e actualmente frequento a formação de iniciação à Pedagogia Waldorf e trabalho com crianças entre o 1 e os 3 anos.

Acredito profundamente que quando todos Nós vivermos a nossa Verdade e o nosso Ser Autêntico então descobriremos uma nova forma de viver, mais em Paz, em Harmonia, Amor e Ligação, conosco, com os outros e com o Todo.
Acredito que a Vida é uma grande oportunidade! Estou nesta viagem rumo ao meu Ser, ao meu Propósito e a algo Maior do que eu e cada dia mais Grata por toda esta Benção!

Luisa Pereira